(Carla Viana Coscarelli e Else Martins dosSantos)
O texto viciados em F7 das autoras Carla Viana Coscarelli e Else Martins dos Santos é muito interessante, pois, o mesmo leva-nos a refletir sobre algumas práticas relacionadas ao uso do corretor gramatical, e, como sua influência na escrita é inevitável.
Diante do que as autoras apresentam os produtores de textos ao usar o corretor gramatical, precisam ter muito cuidado no momento da revisão dos aspectos formais do texto. Segundo as autoras o programa de computador só faz uma alerta ao produtor para estruturas a serem revisadas, mas não trabalha no lugar do indivíduo que está escrevendo.
Cabe ao usuário da língua e dos programas tomarem algumas decisões em relação ao corretor gramatical para chegar a um bom produto final. Considerando que ao deixar o corretor fazer esse serviço não é prova de incompetência lingüística e nem atestado de ignorância usar o corretor ortográfico , mas, uma prova de bom índice digital, pois, significa ou pelo menos indica que o indivíduo tem o hábito da escrita e domina os recursos básicos e úteis dos editores de textos.
De acordo com as autoras quem deixar de usar o corretor, está longe de ser uma atitude inteligente, produtiva e vantajosa. O que percebemos no decorrer do texto é que utilizar recursos como o F7, Control Z agiliza a escrita dando mais segurança ao usuário.
Portanto reconhecer diferentes fontes afirma as autoras é de suma importância para que sejamos capazes de ler qualquer texto. Necessário se faz analisar até onde isso é bom ou prejudicial, aperfeiçoar, estudar e entender as exigências que a escrita padrão exige.
Nenhum comentário:
Postar um comentário