PUC MINAS – BETIM
IEC – Instituto de Educação Continuada
Disciplina: Práticas Discursivas em Ambiente Digital
Professora: Else Martins Santos
Alunas: Aparecida Miranda, Janilda Izabel.
Webquest: É uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na web. Onde alguma ou toda informação com que os alunos interagem provém da Internet. ( Bernie Dodge)
Introdução:
Esta Wequest visa conhecer as multifaces de Fernando Pessoa e seus heterônimos, um dos mais importantes poetas da Literatura Portuguesa.
Tarefa:
Apresentar em Sarau, alguns poemas de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos.
Processo:
1- A sala será dividida em quatro grupos.
2- Cada grupo trabalhará com um autor de acordo com o roteiro abaixo:
grupo 1 - Fernando Pessoa
grupo 2 - Ricardo Reis
grupo3 - Álvaro de Campos
grupo 4 - Alberto Caeiro
3- Antes de pesquisar sobre os autores faça um levantamento das questões abaixo.
b- Após pesquisar o site http://pt.wikipedia.org/wiki/sarau
Diga com suas palavras o que é um sarau?
c - Consulte o site http://pt.wikipedia.org/wiki%c3%81ivaro que fala sobre pseudônimo e heterônimo. E responda existe diferença entre pseudônimo e heterônimo quais?
d - Leia sobre poemas e poesias no site http:/www.spectrumgothic.com.br/literatura/gêneros.htm e conceitue poema e poesia? Como é apresentado o poema? Em qual forma era escrito os poemas? Como surgiu a poesia?
4- Pesquise e responda: Sobre Fernando Pessoa
Quem foi Fernando Pessoa?
A que período literário ele pertence?
Quais os principais acontecimentos na sociedade no período em que o autor viveu?
Qual foi a grande criação estética de Fernando Pessoa?
Quais tipos de discurso poético utilizado nas obras de Fernando Pessoa?
Quais são os principais heterônimos de Fernando Pessoa?
Ricardo Reis
Quem foi Ricardo Reis?
Quais foram as temáticas apresentadas por Ricardo Reis? Explique-as.
Qual o estilo de suas obras?
Álvaro de Campos
Quem foi Álvaro de Campos?
Porque Álvaro de Campos foi considerado o mais moderno entre os irmãos heterônimos?
Quais as fases apresentadas na poesia de Álvaro de Campos?
Alberto Caeiro
Quem foi Alberto Caeiro? Em que período ele viveu?
Quais foram as temáticas utilizadas por Alberto Caeiro?
Qual o estilo da sua obra?
5- A partir da realização da pesquisa cada aluno escolherá um poema do autor trabalhado.
- Fazer apresentação oral dos poemas em Sarau, caracterizando os personagens.
- Cada aluno deverá enviar o material para o e-mail da professora orientadora.
Recursos:
Você poderá pesquisar nos sites abaixo:
http://www.brasilescola.com/literatura/fernando -seus-heteronimos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo-Reis
http://www.mafua.ufsc.br/numero09/ensaios/puccini.htm
http://www.brasilescola.com/literatura/fernando -seus-heteronimos.htm
Avaliação
O trabalho será avaliado individualmente em 15 pontos e seguirá os seguintes critérios:
a- Conseguiu definir de forma clara e objetiva os questionamentos?
b- Conseguiu perceber as diferenças entre pseudônimo e heterônimo?
c- Conseguiu caracterizar os personagens e apresentar os poemas oralmente no Sarau?
d- Participou ativamente na realização do trabalho?
e) Apresentou com eloqüência os poemas?
Conclusão
Todos os passos apresentados foram para proporcionar o conhecimento literário dentro do modernismo português “Fernando Pessoa e seus Heterônimos”.
Esperamos que a realização desta webquest impulsione os participantes para o conhecimento e aprimoramento das obras literárias, da mesma forma o uso da tecnologia digital.
Créditos
Webquest proposta como atividade avaliativa da disciplina Práticas discursivas em ambiente de Tecnologia digital orientada pela professora Else Martins dos Santos
Referências
http://www.brasilescola.com/literatura/fernando -seus-heteronimos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo-Reis
http://www.mafua.ufsc.br/numero09/ensaios/puccini.htm
http://www.brasilescola.com/literatura/fernando -seus-heteronimos.htm
http:/www.spectrumgothic.com.br/literatura/gêneros.htm
Olá, Izabel.
ResponderExcluirMuito legal o seu blog. Ficou faltando o comentário de 1 texto - o do Livro Didático.
Sugiro trocar a cor da letra rosa, pois , por vezes, ela brilha e fica muito difícil ler.
Espero que vc continue com seu blog, fazendo dele uma interessante forma de diálogo com seus alunos.
abraço
Else